Campeonato Espanhol 2011

11/05/2011 22:59

AFP PHOTO / JOSEP LAGO
 

Daniel Alves e Keita comemoram gol que deu o título espanhol ao Barcelona

11/05/2011 - 16h48

Barcelona joga para o gasto, empata com Levante e confirma o tri espanhol

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Não lembrou aquelas brilhantes apresentações do Barcelona na temporada, e o Levante até tentou estragar a festa. Mas um novo show pouco importava nesta quarta-feira. Bastava um ponto para confirmar o terceiro título consecutivo do Campeonato Espanhol. E foi justamente o que aconteceu. Jogando em Valência, o elenco catalão empatou por 1 a 1 e confirmou o tri nacional. 

Somente uma catástrofe tiraria o título do time de Pep Guardiola, uma vez que necessitava de um simples resultado igual nas três últimas rodadas. Diante disso, o empate em Valencia selou sua conquista. A dois jogos para o encerramento, tem 92 pontos, seis à frente do Real Madrid.

Futebol pelo mundo nesta 4ª

 
 
 
 
Foto 9 de 27 - Maradona foi principal estrela do amistoso disputado na Tchechênia. O português Luís Figo, ao fundo, também marcou presença Misha Japaridze/AP Photo

O elenco madrileno pode se igualar em pontos. No entanto, o primeiro critério de desempate é o confronto direto. E o Barcelona leva a melhor --venceu uma partida (5 a 0) e empatou o outro duelo. A superioridade diante do Real, aliás, não deixa dúvidas da soberania do Barcelona na competição.

Até o momento, contabiliza 29 vitórias, seu ataque está prestes a chegar aos 100 gols marcados na atual edição e possui a defesa menos vazada (apenas 20 tentos sofridos). Ou seja, não pretendia desperdiçar a primeira oportunidade para selar sua conquista.

A novidade na escalação do Barcelona foi o francês Abidal. Foi a primeira que ele começou entre os 11 titulares desde sua recuperação após a cirurgia para retirada de um tumor no fígado. Diante do Real Madrid (Liga dos Campeões) e Espanyol (Espanhol), ele havia entrado no segundo tempo. Por outro lado, Iniesta começou no banco.

O Levante tinha como objetivo estragar a festa catalã. Valdo, Xisco Nadal e Torres levaram certo perigo ao gol defendido por Valdés. No entanto, o Barcelona é um time que quase não desperdiça suas chances. Aos 27min, Keita recebeu passe preciso de Xavi e, de cabeça, marcou o primeiro dos visitantes.

O domínio do Barcelona era nítido. Apresentava impressionantes 80% de posse de bola. Apesar disso, o Levante igualou, aos 40min, com Caicedo, que aproveitou indecisão da zaga rival e deixou tudo igual. O resultado era suficiente para o tri do Barcelona.

O elenco de Guardiola queria o resultado positivo. Por isso, partiu para cima dos adversários. Aos 12min, o astro Messi acertou a trave de Munúa. O argentino ainda teve outra bela oportunidade. Mas o time catalão diminuiu o ritmo e só esperou o apito final para confirmar o tri do Campeonato Espanhol.

Ficha da Partida

LevanteLevanteTécnico: L. García Plaza
  13. Munúa
  17. Venta
  . Ballestros
  . Nano
  . Juanfran
2º T - 36 ' 6. Pallardo
2º T - 36 ' 8. Larrea
  10. Iborra 2º T - 22 '
  14. Torres
  23. Valdo
  7. Xisco
2º T - 29 ' 25. Caicedo 1º T - 40 '
2º T - 29 ' 22. Stuani
11
BarcelonaBarcelonaTécnico: Pep Guardiola
 
http://stationlove.webnode.com.br